No Brasil, a exemplo do mundo, o infarto agudo do miocárdio (IAM) possui relevante impacto em termos de mortalidade e número de hospitalizações.
A maioria das mortes por IAM ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo 40 a 65% na primeira hora e, aproximadamente, 80% dentro de 24 horas dos sintomas.
Fornecer maior informação à população quanto aos sintomas de IAM e a importância de uma busca rápida por auxílio médico é mais que relevante, pode ser vital.
E você?? Sabe reconhecer um infarto??
Classicamente a dor torácica sugestiva envolve desconforto no centro do peito, que é sentida como uma opressão, aperto ou queimação e pode irradiar para braço direito ou esquerdo, mandíbula ou dorso, podendo ser acompanhado por naúsea/vômito e sudorese.
Dura mais do que alguns minutos/horas ou desaparece e volta. Entretanto, sintomas mais vagos (dor na região do estômago, cansaço, fadiga) podem acontecer e impedir que a pessoa se lembre de que pode estar apresentado um infarto.
Tais sintomas acontecem com maior frequência em idosos, diabéticos e mulheres.
Por fim, a prevenção cardiovascular continua sendo a melhor forma para reduzir incidência do IAM, uma vez que a maioria tem como etiologia a doença arterial coronariana. Os fatores de riscos modificáveis que individualmente e tradicionalmente mais correlacionam-se com infarto são: tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e obesidade. Previne-se do Infarto! Submeta-se a checkup regularmente e combata os fatores de risco!